sábado, 1 de novembro de 2014

Tarefas da 2ª Semana

A equipe realizou, no dia 28 de outubro, o ensaio de tração assim como a pesagem das amostras de palitos, no laboratório da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec.
Percebe-se que o ensaio de tração é extremamente importante para a verificação da resistência do palito. Assim, o palito que, submetido a grandes tensões, não se deforma e rompe tardiamente, é o palito ideal para suportar uma força elevada.
Por isso, a marca escolhida foi "Paraná", já que a maioria de suas amostras apresentou as características citadas acima.

Figura 2: Ensaio de Tração do Palito
Fonte: Própria

Figura 3: Relatório de Desempenho do Palito Escolhido

Fonte: Laboratório da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec   
Os preços dos materiais foram cotados em diversas lojas de materiais de construção e supermercados;
Os materiais foram comprados:

Figura 4: Palitos de Churrasco
Fonte: Própria

Figura 5: Colas Tipo Epóxi e de Madeira
Fonte: Própria
Figura 6: Ferramentas para Confecção da Ponte (tesoura, lixa, fita métrica, alicate, pincéis, serra)
Fonte: Própria


Figura 7: Ferramenta para Confecção da Ponte (pistola para cola quente)
Fonte: Própria
Figura 8: Ferramentas para Confecção da Ponte (vergalhão e tubo PVC para água fria)
Fonte: Própria


Posteriormente, houve a necessidade de mudar o vergalhão escolhido, já que o vergalhão que a equipe possui flamba facilmente. Escolheu-se, então, uma barra roscada.
 No dia 30 de outubro, o grupo se reuniu na biblioteca da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec com o objetivo de concluir os cálculos, projetar a ponte no programa "Ftool300win" e fazer o projeto no AutoCAD. Todavia, através de análises, cálculos e realização do projeto da ponte até então escolhida, percebeu-se que essa não era ideal para suportar bastante peso e era instável para o objetivo do trabalho. Logo, foi necessária a escolha de outra ponte, assim, a Viga Warren com Montante Central foi a nova opção da equipe, visto que, na apuração das forças que podem agir em cada membro, houve maior distribuição de forças, o que oferece maior estabilidade à ponte. No mesmo dia, foi feita a impressão em papel A0 do novo modelo de ponte, para ser a base de colagem do trabalho real.

Figura 9: Projeto da Ponte no papel
Fonte: Própria

Figura 10: Projeto da Ponte no AutoCAD
Fonte: Própria
Figura 11: Impressão em Papel A0           
                                             
Fonte: Própria
     




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